1.3.05

A Cor Vermelha

O vermelho é uma cor quente, é estimulante, energética, uma cor forte. Trás para a pessoa ousadia, coragem, motivação. É uma cor que chama a atenção.
No ambiente deve ser usada com moderação e se possível complementada pela cor verde, que equilibra a energia do vermelho.
Vermelha também é a cor do chacra básico, ligado à sobrevivência, ao sangue e ossos, enfim as nossas necessidades mais básicas. Esta cor traz para o nosso corpo energia e vitalidade, aquece o corpo e estimula a produção de hemoglobina e anticorpos. Eleva a pressão arterial, revigora e reenergiza. Libera a adrenalina, é estimulante do apetite.
Essa cor também nos afeta emocionalmente trazendo um sentido de realidade, induz à iniciativa e capacidade de concretização. Desperta em nós a sensação de poder, auto afirmação, garra, criatividade, vontade de lutar por um ideal. Estimula a bravura, extroversão e o poder de decisão. Afasta a tristeza, a melancolia e a letargia, podendo ser um auxiliar no tratamento da depressão.

Como a cor vermelha é muito forte, a exposição a esta cor deve ser limitada em tempo, pois pode provocar stress físico, cansaço, hemorragias, irritações na pele. Não deve-se expor uma pessoa hipertensa ao vermelho, pois a pressão tende a aumentar, tampouco uma pessoa com febre ou inflamações de uma forma geral.
Pode ativar a agressividade contida nas pessoas e também a impulsividade (agir sem pensar), além de trazer irritação, raiva e mau humor.

Quando usada com moderação é uma cor forte e estimulante, se a exposição for mais longa use o verde, sua cor complementar, em seguida para trazer ao equilíbrio.

Nenhum comentário: